Reino Plantae e Características das plantas



Reino Plantae e Características das plantas
arvore.jpg
 
   O Reino Plantae ou Vegetal, tem como componentes organismos eucariontes, pluriceulares, e autotróficos. Todas as plantas terrestres e algumas aquáticas fazem parte do Reino Plantae, arbustos, árvores, ervas, plantas microscópicas, flores, frutos, algas etc.

Eucariontes: São vegetais que possuem células eucariontes, ou seja, que tem núcleo envolvido por uma membrana nuclear, que o separa do citoplasma, e vários tipos de organelas.

Pluricelulares: Os vegetais são pluricelulares, pois são formados por um conjunto de células, e não somente uma, como as bactérias e os vírus.

Autotróficos: Produzem seu próprio alimento através da fotossíntese, por isso são conhecidos como autotróficos.
 
   Mas como em tudo há uma exceção, existem as plantas que dependem da seiva de outras para obter nutrientes, são as Plantas Parasitas. 
 
   A cadeia alimentar, é um sequência, um ciclo, onde os seres vivos servem de alimento à outros. E as plantas são a base da cadeia alimentar, são os “produtores”. Por serem autotróficos, não precisam se alimentar de outro ser vivo, mas servem de alimento aos animais herbívoros, fungos, bactérias, e protistas, além de serem usadas como abrigo. Sem elas não existiria a sobrevivência dos animais herbívoros e carnívoros, nem a produção de oxigênio, deixando de existir vida. 

Nutrição das Plantas

   As plantas, com exceção das plantas carnívoras, retiram sais minerais e água do solo, gás carbônico do ar, absorvem energia solar, e através da capacidade de fotossíntese, produzem a energia química e matéria necessárias para viver, e crescer. Portanto, direta ou indireitamente, a fotossíntese é essencial, pois supre todas as necessidades alimentares.

Reprodução das Plantas


   As plantas se reproduzem tanto assexuadamente como sexuadamente, dependendo do seu gênero.

Assexuadamente: uma única célula se divide, formando duas células idênticas. Não há recombinação genética. A reprodução assexuada nas plantas pode acontecer de várias maneiras, tanto por brotamento, fragmentação, formação de estolhos, como por esporulação.
 
Sexuadamente: duas células se juntam, havendo a união de gametas, e cada uma fornece metade de seu DNA para formação de uma nova célula. As plantas contam com a ajuda de pássaros, insetos, vento, para transportar o pólen, e a fecundação ser realizada.

Estrutura da Planta

folha.jpgRaíz: a raiz fixa a planta no solo, e absorve a água e os sais minerais, conduzindo-os até o caule. Portanto, é essencial para a alimentação. As raízes podem ser subterrâneas, aéreas ou aquáticas.

Caule: o caule sustenta a planta, e conduz a água e os sais minerais retirados do solo pela raiz, até as folhas. O caule pode ser denominado de várias formas dependendo do tipo de planta.

Folhas: são nas folhas que a fotossíntese e a respiração são realizadas. Podem se apresentar de várias formas, lineares, oblíquas, lanceoladas etc. E a distribuição no caule pode ser alternada, composta ou verticulada.

Flores: as flores são responsáveis pela reprodução, e quando ela desabrocha, significa que está pronta para se reproduzir. Porém, não são todas as plantas que possuem flores, portanto se reproduzem  de outra maneira.

Fruto: o fruto é o ovário fecundado, que guarda a semente.
 
 
   As plantas são divididas em duas categorias: Criptógamas e Fanerógramas (Veja nos próximos tópicos).
 
Obs.: As algas castanhas, algas vermelhas, são seres unicelulares, e ficam fora dessa classificação, pertencem ao Reino Protista.