Árvore

O Reino Plantae ou Vegetal, tem como componentes organismos eucariontes, pluriceulares, e autotróficos. Todas as plantas terrestres e algumas aquáticas fazem parte do Reino Plantae, arbustos, árvores, ervas, plantas microscópicas, flores, frutos, algas, etc.

Eucariontes: São vegetais que possuem células eucariontes, ou seja, que tem núcleo envolvido por uma membrana nuclear, que o separa do citoplasma e vários tipos de organelas.

Pluricelulares: Os vegetais são pluricelulares, pois são formados por um conjunto de células, e não somente uma, como as bactérias.

Autotróficos: Produzem seu próprio alimento através da fotossíntese, por isso são conhecidos como autotróficos.

Mas como em tudo há uma exceção, existem as plantas que dependem da seiva de outras para obter nutrientes, são as plantas parasitas.

A cadeia alimentar é um sequência, um ciclo, onde os seres vivos servem de alimento à outros. E as plantas são a base da cadeia alimentar, são os “produtores”. Por serem autotróficos, não precisam se alimentar de outro ser vivo, mas servem de alimento aos animais herbívoros, fungos, bactérias e protistas, além de serem usadas como abrigo. Sem elas não existiria a sobrevivência dos animais herbívoros e carnívoros, nem a produção de oxigênio, deixando de existir vida.

Nutrição das Plantas

As plantas, com exceção das plantas carnívoras, retiram sais minerais e água do solo, gás carbônico do ar, absorvem energia solar, e através da capacidade de fotossíntese, produzem a energia química e matéria necessárias para viver e crescer. Portanto, direta ou indiretamente, a fotossíntese é essencial, pois supre todas as necessidades alimentares.

Reprodução das Plantas

As plantas se reproduzem tanto assexuadamente como sexuadamente, dependendo do seu gênero.

Assexuadamente: uma única célula se divide, formando duas células idênticas. Não há recombinação genética. A reprodução assexuada nas plantas pode acontecer de várias maneiras, tanto por brotamento, fragmentação, formação de estolhos, como por esporulação.

Sexuadamente: duas células se juntam, havendo a união de gametas e cada uma fornece metade de seu DNA para formação de uma nova célula. As plantas contam com a ajuda de pássaros, insetos, vento, para transportar o pólen, e a fecundação ser realizada.

Estrutura da Planta

Raíz: a raiz fixa a planta no solo, absorve a água e os sais minerais, conduzindo-os até o caule. Portanto, é essencial para a alimentação. As raízes podem ser subterrâneas, aéreas ou aquáticas.

Caule: o caule sustenta a planta, e conduz a água e os sais minerais retirados do solo pela raiz, até as folhas. O caule pode ser denominado de várias formas dependendo do tipo de planta.

Folhas: são nas folhas que a fotossíntese e a respiração são realizadas. Podem se apresentar de várias formas, lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. E a distribuição no caule pode ser alternada, composta ou verticilada.

Flores: as flores são responsáveis pela reprodução e quando ela desabrocha, significa que está pronta para se reproduzir. Porém, não são todas as plantas que possuem flores, portanto se reproduzem de outra maneira.

Fruto: o fruto é o ovário fecundado, que guarda a semente.

Classificação das Plantas Folha de Planta

As plantas estão presentes em várias partes da Terra, observando de longe, todas parecem iguais, mas há diferentes tipos de espécies de plantas. Como critérios importantes no momento da classificação das plantas estão se ela é vascular ou avascular, ou seja, se ela possui ou não vasos condutores de seiva (água e sais minerais) e serva elaborada (matéria orgânica). Outra característica é se elas tem ou não estruturas reprodutoras, como por exemplo, semente, fruto e flor.

Assim, foram definidos os seguintes grupos:

Criptógamas (cripto, escondido; gama, relacionado a gameta) - são plantas que possuem a estrutura reprodutiva escondida e portanto não possui semente.

Fanerógama (fanero, visível; gama, relacionada a gameta) - são plantas com estrutura reprodutiva visível, ou seja, com sementes.

Gimnospermas (gimmno, descoberta; sperma, semente) - são plantas cujas sementes estão descobertas (semente nua).

Angiospermas (angion, vaso, representado pelo fruto; e sperma, semente) - são plantas com sementes escondidas no interior do fruto.

Obs.: As algas pardas e algas vermelhas são seres unicelulares e ficam fora dessa classificação, pertencendo ao Reino Protista.