As plantas medicinas são aquelas que tem substâncias (chamadas de princípios ativos) com ação farmacológica, ou seja, com componentes químicos benéficos para o organismo. Elas auxiliam na saúde e também na beleza do corpo. Elas foram utilizadas ao longo da história e até hoje tem contribuído para a cura de diversas doenças. Acredita-se que as ervas eram utilizadas como medicamentos e para fins alimentares muito antes do aparecimento da escrita. Há indícios de um documento antigo datado do ano 3.700 a.C., onde o imperador chinês Shen Nung escreveu sobre as propriedades medicinais das plantas.
A medicina alternativa se destacou com o passar do tempo, dando origem a farmácias naturais que tratam da manipulação e criação de remédios a partir de produtos naturais. A área que estuda as plantas e ervas medicinais é chamada de Fitoterapia.
De acordo com a Anvisa, quando a planta medicinal é industrializada para criar um medicamento, ela é chamada de fitoterápico. Esse processo auxilia na segurança de uso das substâncias e, estes remédios devem ser registrados na Anvisa/Ministério da Saúde antes da comercialização.
O método para preparar os remédios consistente na retirada das partes das plantas para a criação de chás, cápsulas, óleos, pomadas, etc. Porém, é preciso ter o conhecimento adequado para ingerir plantas medicinais, pois existem plantas tóxicas que podem levar à morte. É importante procurar sempre a ajuda de um profissional.
Existem várias formas de preparo das plantas medicinais, uma delas é a infusão, que é a forma tradicional de se preparar o chá; e a maceração, em que a substância vegetal é colocada com álcool, óleo, água ou dentro de um líquido que irá dissolver seu princípio ativo. Além dessas opções, há a inalação, cataplasmas, decocção, sumos, vinhos medicinais, pomadas, dentre outras.
As plantas medicinais podem ser encontradas em farmácias de manipulação ou lojas especializadas. Além disso, a população costuma colher essas plantas no campo ou cultivá-las em hortas, jardins ou vasos.
No Brasil, por exemplo, os índios foram os principais disseminadores dos conhecimentos em plantas medicinais. Alinhado a isso, com a riqueza da flora brasileira, principalmente na Floresta Amazônica, existem várias espécies de plantas que foram estudadas e, hoje, são utilizadas com fins medicinais.
Outras plantas medicinais:
Amica, Alcachofra, Assa-peixe, Bardana, Cavalinha, Chapéu de Couro, Erva Baleeira, Espinheira-santa, Eucalipto, Goiabeira, Marcela, Macarujá-azedo, Mil Folhas, Hortelã-pimenta, Jurubeba, Pitangueira, Picão, Sabugueiro, Sálvia, dentre outras.
Importante: Mesmo utilizando as plantas medicinais, é preciso tomar cuidado com a automedicação. Sempre procure um médico que identifique as verdadeiras causas do seu problema.